sábado, 6 de setembro de 2014

Sustentabilidade (captação de água da chuva)

COLETA DE ÁGUA DE CHUVA
Aproveitamento de Água de Chuva
RECURSO VALIOSO E GRATUÍTO QUE CAI DO CÉU
ABASTEÇA SUA CASA, EMPRESA OU LAZER COM ÁGUA DE CHUVA

USOS
- Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
- Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
- Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
- Reserva de incêndio
- Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento
- Espelhos e fontes d`água
- Recarga de aquíferos
O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação eo uso de equipamentos mais complexos.
O sistema de aproveitamento da água da chuva, é indicado seu uso residencial, em condomínios ou em instalações industriais e comerciais.

FUNCIONAMENTO: utilização do TELHADO e CALHAS como captadores da água de chuva, que é dirigida para um FILTRO, auto-limpante que remove detritos, e levada para uma CISTERNA (reservatório de água subterrâneo ou externo).
Para evitar que a sedimentação do fundo da cisterna se misture com a água, esta é canalizada até o fundo, e por meio de um FREIO D`ÁGUA ela brota para cima sem causar turbulência em sua base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um largo período, diversos meses.
Uma outra parte do sistema, o CONJUNTO FLUTUANTE(mangueira, boia, filtro e válvula de retenção e conector) preso à bomba submersa ou tubo de tomada de água, suga a água logo abaixo da lâmina d`água, local onde ela é mais limpa, aumentando a vida útil da bomba e de todo o sistema.
Para escoar a água excedente, usa-se na cisterna o SIFÃO-LADRÃO, que elimina particulados flutuando e evita entrada de odores, insetos e roedores.
Uma BOMBA de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d`água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e o KIT DE REALIMENTAÇÃO abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem.
RESIDÊNCIAS: O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardines, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre outros usos.

Essa foi uma explicação básica sobre captação de água da chuva.

 Caso alguém queira alguma explicação mais detalhada, fico a disposição.


Mestre de obra virtual.








segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Soluções para umidades em paredes internas (parte baixa)

Ola amigos, hoje vou passar algumas dicas de como resolver problemas de infiltrações ja existentes em paredes internas.
Normalmente quando vamos pintar nossas casas nos deparamos com alguns pontos de infiltrações e paredes descascando na parte baixa próximo ao roda pé, isso é causado pela umidade que sobe pelo alicerce, devido a falta, ou mal isolamento e também pelo excesso de cal na massa do reboco na parede.

Abaixo vou passar algumas dicas de como resolver, e alguns materiais necessários para perfeita execução dos trabalhos, mas antes quero esclarecer que muitos pintores costumam indicar produtos superficiais para serem aplicados em cima da umidade, mas digo com toda a certeza que esse método é enviável.

Como resolver umidades por definitivo?

1. Passo:
Após identificar os pontos de umidade, o recomendado é fazer a retirada de todo o reboco da parede até 1,50 mt de altura ficando somente o tijolo.

2. Passo:
Passar uma escova de aço no tijolo aparente, e aplicar quatro demãos cruzadas de argamassa polimérica com o auxilio de uma broxa.

3. Passo:
Após a secagem da argamassa polimérica, chapiscar a parede sem usar cal, mas sim aditivo de fixação e rebocar com argamassa de cimento e areia traço 1 por 3 sem o uso de cal e sim aditivo de fixação.

Após essas etapas o recomendado é esperar a cura de 14 dias e ai sim dar acabamento final.

Abaixo fotos das etapas:

Infiltração
Retirada do reboco

Aplicação de argamassa polimérica










Espero que essa dica seja útil, qualquer duvida fico a disposição para esclarecimentos.

Obrigado

Mestre de obra Virtual.